Após desistir de lecionar Biologia, professora fatura R$ 5 milhões com franquias

112
Crédio: Fabio Seixo

A bióloga Lucilaine Lima é um caso atípico de quem resolveu radicalmente mudar de vida e embarcou em um sucesso sem fim. Em meados de 2010, a professora trocou aulas do ensino médio para investir em vendas de doces caseiros com um único intuito: ficar mais perto de seu filho. Com o tempo, a aceitação de seus produtos foi tanta, que Lucilaine fundou no Espírito Santo o Instituto Gourmet, unindo seus dotes culinários a sua habilidade de lecionar.

O Instituto Gourmet cresceu 600% em 2017, finalizando o ano com faturamento de R$ 5 milhões. Com uma franquia recém-inaugurada em Santo Amaro e em São Miguel Paulista na capital de São Paulo; São Bernardo do Campo (SP) e Belo Horizonte (MG) em março; a franqueadora passa ter unidades em todas as regiões metropolitanas da região Sudeste (já atua no Espírito Santo e Rio de Janeiro).

São oferecidos oito opções de curta ou longa duração com flexibilidade nos horários. Com temas variados e de acordo com a necessidade de cada um, a escola oferece aulas que variam de workshops a temas específicos e atuais da cozinha e confeitaria. Além disso, o aluno também aprende truques especiais para manipular ingredientes, utensílios, receitas, bem como fatores de riscos e boas práticas de higienização.

Da biologia à cozinha. Como isso aconteceu?

Sempre gostei de lecionar, porém depois do nascimento do meu primeiro filho percebi a necessidade de vê-lo crescer mais de perto, a família sempre foi minha prioridade. A escola estava sem estrutura e eu estava desmotivada, estava lendo o livro “Pai rico, Pai pobre” na época, foi quando decidi largar as aulas e decidi fazer bem casados para casamentos, trabalhei com os doces por quase 7 anos e costumo dizer que idealizei o curso com 7 anos em 1, pois tudo que errei, pude facilitar para o aluno nos módulos do curso, pensando em tornar o aluno um empreendedor e gestor, maior dificuldade hoje em dia. Além de aulas que questionam o porquê do aluno ter escolhido isso para trabalhar, fazer ele refletir que a paixão pelo que se faz deve mover o seu trabalho e motivá-lo a não desistir são algumas das receitas fundamentais para sua permanência no mercado de trabalho.

Crédio: Fabio Seixo

Como foi o processo de transformação para franquias?

Devido ao sucesso das unidades no ES, decidimos testar uma com gestão à distância no RJ e também alavancou, surpreendendo ainda mais o que pensávamos sobre o setor, os programas de realities na TV também ajudaram e a crise com o desemprego ajudou ainda mais; as pessoas buscavam uma segunda renda ou mesmo uma renda vinda apenas do próprio negócio e gostavam da ideia de inserção rápida no mercado com as dicas que ministrávamos nas aulas. Padronizamos os processos, manuais, material didático, treinamento até que chegamos ao franchising.

Gastronomia está em alta. Como você lida com a concorrência?

Não considero a maioria do setor como concorrência, pois nosso DNA é muito próprio, é a minha história refletida na história daqueles que buscam o mesmo que busquei. A mãe, dona de casa, esposa que quer ficar em casa e trabalhar perto da família, gerenciar seu tempo e ganhar seu dinheiro. Nosso método é diferenciado, nossa paixão faz brilhar os olhos daqueles que como eu, buscam ser donos do próprio negócio.

Em 2016 você estabeleceu a meta de fechar o ano seguinte com 5 milhões de faturamento. Conseguiu. Qual é a meta deste ano?

Nós superamos a meta de 2017, pretendemos atingir em 2018 10 milhões.

Existe crise?

Existem oportunidades na crise. Deposite tudo de você em algo que fizer, fazer algo ou não fazer algo durante um tempo vai ser a mesma coisa, porque esse tempo vai passar de qualquer forma, então escolha realizar sempre.

Como se tornar um franqueado?

O franqueado deve ter noções de administrar uma empresa e se dedicar integralmente a mesma, para que tenha sucesso e abra novas unidades. Para mais informações: http://institutogourmet.com/franquia/

Quais são as vantagens que o franqueado vai ter?

Negócio de sucesso e em grande crescimento, testado há mais de 03 anos, formatação, e atualização constante do negócio. O franqueado é treinado e tem ajuda da franqueadora no processo inicial, posteriormente estará apto a dar continuidade sempre que necessário.

Crédio: Fabio Seixo